ERRO = Quem AINDA NÃO APRENDEU
O erro do aluno tem sido encarado tradicionalmente como um pecado. Algo inadmissível e repudiado, contrariando o dito popular “errar é humano”. Na disciplina Educação Matemática II de nosso curso de Licenciatura em Matemática, nos foi solicitado apresentar um seminário sobre o tema: Incorporação do Erro do aluno como recurso didático, no qual cada equipe poderia enfocar qualquer aspecto dessa temática. Nosso grupo abordou o subtema “Erro = Quem AINDA não aprendeu”. Nosso objetivo foi discutir sobre a importância do professor confiar na possibilidade do aluno estar sempre aprendendo e de se comprometer em oportunizar desafios, tornando o “vir a ser” possível. Disponibilizamos um link dos slides que utilizamos para essa apresentação para compartilhar com vocês. Nesta mesma apresentação finalizamos com o vídeo da música Paciência de Lenine, abordando sobre a subjetividade e o caráter momentâneo do ato de avaliar, a necessidade de respeitarmos os ritmos de aprendizagem de cada aluno, sinalizando que cada um tem seu tempo de aprendizagem e de que aquele aluno que hoje não responde o esperadamente pode amanha surpreender, por isso devemos evitar rótulos, estigmas, estereótipos e ter paciência.
http://www.youtube.com/watch?v=-XRfPaciência (Lenine)vg
Nenhum comentário:
Postar um comentário