Nosso objetivo é compatilhar ideias que fomentem aprendizagem na área da Matemática com foco no Pedagógico. Sejam bem vindos ao nosso blog.
Equipe do (RE)Significando.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Educação, Matemática e Pedagogia.

Institucionalmente educação tem como finalidade desenvolver a autonomia dos alunos para a construção de sua sociedade, sua moral, seu intelecto.

O ensino da matemática dentro dessa perspectiva precisa estar pautado em ações que visem formar cidadãos competentes, conscientes de suas ações e dos problemas pelos quais passam a sociedade em que vivem, sujeitos ativos em sua pratica social, críticos e dominantes dos fundamentos a cerca de sua critica.

Se estamos preocupados em alcançar maior qualidade no ensino, precisamos também analisar a utilidade do que estamos ensinando e o que pretendemos ensinar a nossos alunos. Nessa perspectiva a matemática ganha uma dimensão maior, o ensino da matemática não se limita à tabuada, regras e problemas desconexos. Matemática é para a vida, numa abordagem holística, para tornar o individuo melhor, não um mero CDF, mas um ser mais humanizado, com ética, sensibilidade e senso comunitário.

Conseqüentemente a ação do professor não pode ser espontaneista. Como afirma Marilena Chauí o trabalho pedagógico deve se desenvolver para além do senso comum e se tornar realmente uma atividade intencional.

Esse tipo de formação também é de responsabilidade dos professores de matemática, cuja função não é só dar aulas, mas colaborar com a formação humanizadora. Com essa perspectiva o estudo e a pesquisa da Organização do Trabalho Pedagógico é imprescindível para auxiliar o professor na mediação da aprendizagem com vistas ao desenvolvimento destes objetivos maiores.

Equipe do (RE) Significando

Nenhum comentário:

Postar um comentário